español português english email
Inauguradas no CEU de Fortaleza a igreja do Santíssimo Sacramento e novas obras de infraestrutura


Inauguradas no CEU de Fortaleza a igreja do Santíssimo Sacramento e novas obras de infraestrutura
25-01-2018 Brasil
Domingo, dia 21 de janeiro, o arcebispo de Fortaleza, José Antônio Aparecido Tosi Marques, inaugurou as Obras Papais no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) de Fortaleza; consagrou o templo do Santíssimo Sacramento e colocou em prática algumas das novas vias deste espaço espiritual e físico onde está o Lar Santa Mônica dos Agostinianos Recoletos.
Às quatro da tarde do domingo 21 de janeiro, o arcebispo de Fortaleza José Antônio Aparecido Tosi Marques, acompanhado de seus bispos auxiliares e outros bispos da área metropolitana, de religiosos, religiosas e leigos que formam parte dos diversos movimentos, congregações e projetos presentes no Condomínio Espiritual Uirapuru de Fortaleza (Ceará, Brasil), consagrou oficialmente a igreja central do complexo, dedicada ao Santíssimo Sacramento.

Cerca de 5.000 pessoas participaram neste evento, onde também esteve presente o governador do Estado de Ceará, Camilo Santana. Parte das obras inauguradas tem sido financiadas pela Santa Sé; trata-se do Pátio Uirapuru, com seis salas, e o Espaço Paz, que inclui um auditório para 200 pessoas e serviços complementários de cozinha, despensa e serviços sanitários.

Por sua parte, a obra do templo do Santíssimo Sacramento tinha sido finalizadas em agosto de 2017, e agora o arcebispo consagrou o altar o que significa o broche de ouro, o “coração” do Condomínio Espiritual; este templo também é de uso dominical para os agentes pedagógicos e meninas residentes do Lar Santa Mônica que querem participar dos cultos católicos dominicais.

Junto com a cerimônia litúrgica e a bênção de novas instalações, o ato contou com a animação musical do sacerdote Antônio Furtado e o grupo Terço da Misericórdia.

O Papa Francisco financiou estas obras através do fundo de Ajuda à Igreja que Sofre (AIS); somente três projetos no Brasil tem recebido este tipo de ajuda, mesmo que em todo o mundo sejam 5.000 projetos em 140 países que tem beneficiado cerca de 60 milhões de pessoas. Na cerimônia de inauguração em Fortaleza o presidente de AIS, o alemão Johannes Heremann, esteve presente.

“É um dia de alegria por nós, como Igreja Católica, damos um passo importante abrindo novos serviços à população de Fortaleza; o sentido do Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) inclui a evangelização, as obras de promoção humana e a atenção a quem mais sofrem”, disse Silvio Scopel, responsável da Comunidade Católica Shalom de Fortaleza.

Por sua vez, o agostiniano recoleto José Alberto Moreno, diretor do Lar Santa Mônica, projeto sócio educativo que luta conta à exploração, abuso e violência sexual contra menores na região, esteve também presente e animou a Família Agostiniano-Recoleta a lembrar que “a presença no CEU é uma bênção porque significa tanto receber o apoio de outros carismas como oferecer o carisma agostiniano recoleto e a luta de nossa Família pelos mais desfavorecidos, em nosso caso, a parte mais vulnerável das sociedade local, as meninas que tem sofrido qualquer tipo de violência sexual em seu entorno”.

O CEU começou no ano 2000 como um espaço de união de carismas e projetos sociais que visibiliza, por um lado, a vivência destes carismas em religiosos, religiosas e leigos; e por outro, sua atuação na sociedade, atendendo pessoas com dependências químicas, acolhendo crianças e adolescentes em risco, enfermos de distintos graus, reinserção social de reclusos e reclusas, atividades de educação e cultura, e eventos de fé, entre outros. São atualmente 23 instituições presentes, entre elas os Agostinianos Recoletos.

O Governo do Estado de Ceará, por sua vez, tem colaborado com a pavimentação de algumas das infra estruturas e vias e, segundo o governador, esta colaboração continuará em obras como a urbanização e limpeza da grande lagoa que há dentro do espaço do CEU, no bairro de Castelão, muito perto do estádio de futebol e do aeroporto.




E você, o que acha?

menu portada noticias reportajes agenda documentos nosotros material gráfico misiones escribenos intranet Entra y verás
Agostinianos Recoletos. Província de São Nicolau de Tolentino. Paseo de la Habana, 167. 28036 -Madrid, Espanha. Fone: 913 453 460. CIF: R-2800087-E. Inscrita no Registro de Entidades Religiosas do Ministério de Justiça, número 1398-a-SE/B. Política de privacidade.
Busca.