espaol portugus english email
Os religiosos do Brasil preparam o Capítulo em sua Assembléia 2018


Os religiosos do Brasil preparam o Capítulo em sua Assembléia 2018
19-01-2018 Brasil
Aproveitando o período de férias escolares e de atividades paroquiais e sociais, um total de 22 religiosos das comunidades de Amazonas e Ceará reuniram-se em Manaus numa assembléia anual, marcada pela proximidade do Capítulo.
Desde o dia 8 de janeiro se congregaram em Manaus a maior parte dos religiosos agostinianos recoletos da Província de São Nicolau de Tolentino que trabalham na Delegação do Brasil, com quatro comunidades no Estado de Amazonas e duas no Ceará, nordeste do país.

O motivo foi a celebração da Assembléia Anual da Delegação de Brasil, que pelo segundo ano consecutivo, se escolheu como sede, o complexo do Seminário São José e Centro de Formação Maromba da Diocese de Manaus, situado no bairro da Chapada, em pleno centro comercial e econômico da capital amazonense. Durante cinco dias, 22 religiosos agostinianos recoletos conviveram no lugar.

Houve representantes de todas as comunidades: as três da Prelazia de Lábrea (Lábrea, Tapauá e Pauiní), cujos religiosos estavam também acompanhados pelo seu bispo, o agostiniano recoleto Santiago Sánchez; da própria Manaus, onde uma comunidade atende à Paróquia de Santa Rita do bairro de Cachoeirinha e serve também como centro logístico e de apoio à missão de Lábrea; e das duas comunidades do Nordeste de Brasil, situadas em Guaraciaba do Norte e Fortaleza, Estado de Ceará. Por último, desde Madrid (Espanha) se trasladou o prior provincial, Sergio Sánchez, para acompanhar aos religiosos em seu encontro.

Após os cumprimentos da chegada e acomodação de cada um no local, abriu-se o Encontro com uma Eucaristia ; em seguida o jantar e a primeira reunião, onde se combinaram os horários, o programa e as informações práticas.

Durante a Assembléia houve tempo para apresentar o estado de cada um das comunidades, ministérios e obras sociais (centros Esperança, Ler Santa Monica, Lar Digno, Casas Comunitárias e Terra Solidária); dialogou-se e foram propostas diversas contribuições para o Plano de Ação Missionária da Província de São Nicolau de Tolentino; se revisou o convênio entre a Ordem e a Prelazia de Lábrea; e se apresentaram propostas de modificação para o capítulo IV do Diretório Provincial, dedicado ao apostolado.

O segundo grupo temático da Assembléia foi dedicado à preparação do próximo Capítulo Provincial; se estudou e comentou o Informe do prior provincial a todos os religiosos, e se redataram algumas propostas consensuadas para ser apresentadas na aula capitular.

Também se estudaram com detalhe e se avaliaram algumas atividades e aspectos concretos da vida cotidiana das comunidades e dos religiosos: pastoral vocacional, vida espiritual e comunitária, estado econômico

Foram dias de convivência e fraternidade, com os muito esperados recreios comunitários que permitem lembrar anedotas, reencontros depois de meses de trabalho, em alguns casos bastante isolados, como acontece nas comunidades mais distantes da missão ou quando se levam a prática determinadas atividades como a visita às comunidades ribeirinhas no interior da selva.

Terminada a Assembléia, alguns dos religiosos procedentes de fora de Manaus aproveitaram para fazer algum passeio dentro da cidade capital do Amazonas, antes de voltar as suas comunidades e trabalhos habituais.


E você, o que acha?

menu portada noticias reportajes agenda documentos nosotros material gráfico misiones escribenos intranet Entra y verás
Agostinianos Recoletos. Província de São Nicolau de Tolentino. Paseo de la Habana, 167. 28036 -Madrid, Espanha. Fone: 913 453 460. CIF: R-2800087-E. Inscrita no Registro de Entidades Religiosas do Ministério de Justiça, número 1398-a-SE/B. Política de privacidade.
Busca.