espaol portugus english email
O sindicato de médicos do Ceará apoia o Lar Santa Mônica de Fortaleza


O sindicato de médicos do Ceará apoia o Lar Santa Mônica de Fortaleza
27-12-2017 Brasil
A associação profissional da saúde do estado do Ceará no nordeste do Brasil, trabalha incansavelmente na promoção da saúde de seus concidadãos, vela pela situação de seus profissionais e exerce de ator solidário.

Desde sua fundação em 1941, O Sindicato de Médicos de Ceará trabalha na defesa, promoção e valorização social da atividade médica e, como membro da sociedade civil, vela pela dignidade dos profissionais e pacientes e se constitui defensor da saúde pública.

Mayra Pinheiro, presidente do Sindicato, em julho de 2017 conheceu o Lar Santa Mônica, projeto social dos Agostinianos Recoletos que luta contra a exploração,  abuso e violência sexual de meninas e adolescentes.

Ao entrar em contacto com o Lar e comprovar o valor que contribui com a sociedade, sendo a única instituição preparada para receber, cuidar e proporcionar futuro às meninas e adolescentes que tem sofrido ou correm gravíssimo risco de sofrer violência, abuso e/ou exploração sexual, empreendeu a tarefa de buscar formas de apoio, acompanhamento e colaboração entre o Sindicato e o Lar.

Houve uma primeira visita com estudantes de medicina e médicos e logo surgiram várias iniciativas que, a partir do próprio Sindicato tem ido procedendo a outras novas organizações e instituições que tem colaborado.

Um exemplo é o cuidado dental e, de maneira mais específica, os tratamentos que tem requerido de ortodontia. Assim, o curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) criou o programa Crescendo sem cáries e sem enfermidades periodontais no Lar Santa Mônica. Cada quinze dias todas as meninas recebem diretrizes teóricas e práticas no cuidado da saúde oral.

Outra ação importante tem sido na especialidade de Oftalmologia. Dezesseis meninas passaram por consulta, e dentre elas onze precisaram lentes corretivas. As consultas foram realizadas gratuitamente e todas as pacientes receberam armação de óculos de qualidade e lentes corretiva de última geração, adaptadas às suas necessidades.

O trabalho desta associação vem suprir as necessidades do Lar Santa Mônica para com seus beneficiários em relação com o déficit de atenção do Sistema Único de Saúde. A atenção sanitária é gratuita e universal no Brasil, mas a saúde pública costuma estar massificada, conta com insuficientes infraestruturas, e em determinadas especialidades o acesso é realmente difícil.

O acordo entre o Lar Santa Mônica e o Sindicato de Médicos de Ceará tem sido assinado por um tempo indefinido. Graças ao empenho pessoal da direção do Sindicato (Mayra Pinheiro, Emar Fernandes e Adriana Paula Araújo da Silva Melo) e a colaboração de empresas do ramo como Hoya (fabricante de lentes) e Ótica Emmanuel.




E você, o que acha?

menu portada noticias reportajes agenda documentos nosotros material gráfico misiones escribenos intranet Entra y verás
Agostinianos Recoletos. Província de São Nicolau de Tolentino. Paseo de la Habana, 167. 28036 -Madrid, Espanha. Fone: 913 453 460. CIF: R-2800087-E. Inscrita no Registro de Entidades Religiosas do Ministério de Justiça, número 1398-a-SE/B. Política de privacidade.
Busca.