espaol portugus english email
Especial Ano da Santidade: O que é para você ser santo? • JAR Manaus, Brasil


Especial Ano da Santidade: O que é para você ser santo? • JAR Manaus, Brasil
29-10-2017 Brasil
Elaine Cristina, Jorlene e Camila são amigas, mas especialmente são irmãs desta fraternidade e do grupo de jovens agostinianos recoletos, JAR de Manaus, a capital do estado Brasileiro do Amazonas. Queremos saber que é para elas um santo; quais são os santos que mais gostam e como ser JAR pode ajudar nesse caminho de santidade.

— Elaine Cristina Maia da Silva. Um santo para mim é uma pessoa que tem vivido conforme o evangelho, tem cumprido os mandamentos e tem seguido a Cristo. Precisamente este Ano da Santidade creio que é uma maneira de lembrar alguns aniversários importantes de santos e santas de nossa Família; mas também é um convite para que todos vejam em nosso carisma una forma de ser santo e de buscar a santidade.

Amo Santo Agostinho pela sua historia de conversão e seu testemunho contínuo que tem chegado até nós através de seus escritos.

Talvez pela sua influência posso dizer que ser santo é ser alguém que tenta seguir a Jesus, cumprir seus mandamentos e viver o evangelho, mesmo caindo muitas vezes e falhando em seu propósito, mas que na realidade nunca desiste de lutar por essa santidade, devido ao amor a Deus.


— Jorlene Ferreira. Considero santos todas aquelas pessoas cuja vida é um exemplo de entrega a Deus. Este ano podemos refletir sobre com quais santos cada um se identifica, e assim seguir esses exemplos para ser santos como Deus nos pede e como Ele é.

Dos vários santos de nossa Família que gosto e cuja vida admiro, posso escolher santo Alípio, pela sua amizade e companheirismo; sempre esteve junto a Agostinho, também no momento de conversão; creio que ele  soube viver de maneira admirável isso de uma só alma e um só coração.

Para mim, os santos se entregam completamente a Deus, tal como Ele mesmo nos pede. Outro exemplo de doação é santa Rita, uma grande mulher que em todas e cada uma das situações de sua vida pode fazer essa vontade de Deus. No caso do mesmo santo Agostinho, sempre me tem chamado a atenção sua conversão em idade já adulta, para manter depois uma vida de obediência à fé. É um modo de mostrar que qualquer de nós também pode ser santo.


— Camila Misturini. Os santos são quem aspiram às coisas do Alto; aqueles que em seu coração pensam continuamente em Deus, também em seus atos. São amigos de Jesus e diante dele intercedem pelos outros.

Este Ano da Santidade é um tempo propício para refletirmos sobre a Santidade; mas sobretudo para que a pratiquemos o mais possível.

Me chama muito a atenção Santa Teresa do Menino Jesus: porque sem “fazer” grandes coisas, em sua pequenez, aspirava a Deus em seu coração e em suas atitudes cotidianas.

Creio que um santo é uma pessoa amiga de Deus, cujo único medo é ofender a Jesus. Quando o amor a Deus é maior que qualquer outra vontade, quando a pessoa se considera tão pobre, pode enriquecer-se de Deus e buscar a santidade.




E você, o que acha?

menu portada noticias reportajes agenda documentos nosotros material gráfico misiones escribenos intranet Entra y verás
Agostinianos Recoletos. Província de São Nicolau de Tolentino. Paseo de la Habana, 167. 28036 -Madrid, Espanha. Fone: 913 453 460. CIF: R-2800087-E. Inscrita no Registro de Entidades Religiosas do Ministério de Justiça, número 1398-a-SE/B. Política de privacidade.
Busca.