espaol portugus english email
Visita fraterna a Franca para consolidar os laços de união e a colaboração na formação


Visita fraterna a Franca para consolidar os laços de união e a colaboração na formação
18-08-2017 Brasil
De 9 a 12 de agosto Frei Sergio Sánchez, prior provincial, e Frei Carlos González, presidente do Secretariado provincial de formação, visitaram a casa de formação de Franca, SP, Brasil.
A casa de formação de Nossa Senhora Aparecida, conhecida como “Capelinha”, fica na cidade de Franca, no Estado de São Paulo, Brasil. É a casa mais significativa da Província Santa Rita. Foi fundada dia 26 de setembro de1927 e é propriedade desta Província.

Durante sua longa historia a casa foi paróquia e seminário. Nela estudaram todos os religiosos da Província brasileira. Os primeiros religiosos fizeram neste lugar a filosofia, a teologia e o noviciado. Nos últimos anos tornou-se casa somente para os filósofos.

Os sete religiosos que formam a comunidade unem o cuidado pastoral da grande paróquia da Capelinha com a formação dos estudantes de filosofia. No ano 1973 se constituiu o Instituto Agostiniano de Filosofia e Pastoral Santo Agostinho, frequentado pelos seminaristas diocesanos e algumas congregações religiosas da cidade, além dos postulantes agostinianos recoletos.

O objetivo da visita fraterna à equipe de formação e aos formandos de Franca, foi para consolidar os laços de comunhão e colaboração na formação. O processo de reestruturação e revitalização tem ajudado aos agostinianos recoletos a procurar o sentido de pertença a Ordem e procurar uma melhor qualidade da formação, baseada na presença de equipes de formação consolidadas, que proporcionem aos grupos de formandos o conveniente acompanhamento pessoal e grupal. A Capelinha reúne as condições para conseguir estes objetivos.

Durante muitos anos, os religiosos da Província de São Nicolau estão unidos por laços de fraternidade e missão formativa partilhada, com os religiosos do Brasil. Ainda que todos os religiosos da comunidade de Franca desempenhem sua função formativa, é a equipe de formação, formada por Frei Alfonso Carvalho, prior; frei Wesley Silva Rosa, mestre e Edmilson Vidal vice - mestre, que faz o acompanhamento.

Desde janeiro de 2016 os postulantes da Província de São Nicolau, que até então realizavam seus estudos em Fortaleza, CE, Brasil, foram enviados a Franca. No primeiro ano foram seis, e no ano de 2017 começaram o curso doze postulantes. A estas alturas perseveram dez jovens. Em fevereiro um total trinta formandos das duas províncias, haviam começado o ano em Franca.

A vida partilhada durante estes quatro dias é uma clara amostra da grandeza do sonho de Santo Agostinho, ter um só coração e uma só alma dirigidos para Deus. A Província de São Nicolau agradece a de Santa Rita a acolhida e carinho dos jovens do Ceará e Amazonas.

Este agradecimento é especial à comunidade de Franca por seu testemunho de vida religiosa, assim como o carinho e seriedade com que acompanham o processo formativo. O Senhor os recompense e vão sentir isso quando virem “estes” jovens convertidos em religiosos entregados à missão da Igreja desde uma comunidade que testemunha a doçura da fraternidade.

O prior provincial e o presidente do Secretariado de formação agradecem ao Frei José Roberto Mason, secretário provincial da Província Santa Rita, que esteve disponível todo o tempo para levar os dois visitantes às comunidades agostinianas recoleta da região.


E você, o que acha?

menu portada noticias reportajes agenda documentos nosotros material gráfico misiones escribenos intranet Entra y verás
Agostinianos Recoletos. Província de São Nicolau de Tolentino. Paseo de la Habana, 167. 28036 -Madrid, Espanha. Fone: 913 453 460. CIF: R-2800087-E. Inscrita no Registro de Entidades Religiosas do Ministério de Justiça, número 1398-a-SE/B. Política de privacidade.
Busca.