espaol portugus english email
Inaugurada em Tianguá a Universidade Católica de Ibiapaba (FACI), último legado do bispo agostiniano recoleto Francisco Javier Hernández


Inaugurada em Tianguá a Universidade Católica de Ibiapaba (FACI), último legado do bispo agostiniano recoleto Francisco Javier Hernández
20-03-2017 Brasil
A sede se encontra nas instalações do Seminário São José. Este centro católico de educação superior estará sob o auspicio da Associação de Educação Cultura de Tianguá e sua aceitação oficial se publicou no Diário Oficial da União, dia 20 de dezembro passado.
Dia 13 de março passado, se inaugurou em Tianguá (Ceará, Brasil) a Faculdade Católica da Ibiapaba (FACI), primeira instituição católica de ensino superior e um dos maiores empenhos do agostiniano recoleto Francisco Javier Hernández, bispo demissionário da Diocese de Tianguá, que em breve deixará a sede ao novo bispo, Francisco Edimilson Neves, recém nomeado pelo Papa Francisco.

A Universidade Católica de Ibiapaba foi aprovada oficialmente pela República Federativa do Brasil dia 20 de dezembro passado, com a publicação no Diário Oficial da União, da autorização educativa recebida pela Associação de Educação e Cultura de Tianguá, entidade civil que auspicia o centro.

O bispo agostiniano recoleto Francisco Javier Hernández, demissionário de Tianguá, junto ao novo e primeiro reitor da Universidade, o sacerdote diocesano Lusmar Sousa Fontenele, presidiram a Eucaristia de inauguração.

Em seguida , o bispo recoleto, demissionário fez a conferencia inaugural, relatando com emoção, a historia da situação educativa da região, quando chegou em 1991; disse que naquela época ele viu e sentiu a grande necessidade, de que a Diocese de Tianguá, que naquele tempo contava com 417.000 habitantes, 70.000 na cidade, melhorasse o serviço educativo e tivesse uma universidade.

A inauguração de novo centro, situado nas instalações do Seminário São José, significa finalmente, que a região conta com a possibilidade de oferecer a seus jovens o ensino superior. Os primeiros cursos que foram implantados e iniciam no novo ano, são Administração de Empresas e Teologia.

Durante a conferencia inaugural, Hernández expressou também as grandes dificuldades que tiveram que vencer, para poder conseguir a licença oficial; a contínua tentação de desistir devido a problemas administrativos, econômicos e de todo tipo, e ao mesmo tempo,demonstrou a grande alegria deste dia, pela consecução final.

O próprio bispo recoleto foi, durante sua juventude, professor de Teologia no Centro de Estudos Filosóficos e Teológicos da Província de São Nicolau de Tolentino, da Ordem dos Agostinianos Recoletos, situado em Marcilla (Navarra, Espanha). Agora, após ter exercido a docência superior também em Franca (São Paulo) e depois de 25 anos de bispo de Tianguá, via realizado um de seus mais importantes sonhos, a inauguração da FACI, como seu último grande legado antes de passar o timão ao novo bispo.

Na mesa presidencial, junto ao bispo e ao reitor, estavam representantes da área educativa do Estado de Ceará e do município de Tianguá, assim como representantes de diversas entidades sociais.

Foi apresentado também o quadro docente completo. Entre o público havia universitários, novos alunos de primeira fornalha do novo centro universitário, famílias, políticos, sacerdotes e religiosos. Representando a paróquia de Guaraciaba do Norte, estavam presentes os recoletos Miguel Ángel Peralta e Julio César Hernández e a coordenadora diocesana de Catequese, Efigênia Costa, natural de Guaraciaba.


E você, o que acha?

menu portada noticias reportajes agenda documentos nosotros material gráfico misiones escribenos intranet Entra y verás
Agostinianos Recoletos. Província de São Nicolau de Tolentino. Paseo de la Habana, 167. 28036 -Madrid, Espanha. Fone: 913 453 460. CIF: R-2800087-E. Inscrita no Registro de Entidades Religiosas do Ministério de Justiça, número 1398-a-SE/B. Política de privacidade.
Busca.