espaol portugus english email
A Assembleia do Brasil se reúne em Manaus para impulsionar a formação, os projetos e a situação das comunidades


A Assembleia do Brasil se reúne em Manaus para impulsionar a formação, os projetos e a situação das comunidades
18-01-2017 Brasil
Dezenove religiosos procedentes das seis comunidades da Província São Nicolau de Tolentino da Ordem dos Agostinianos Recoletos no Brasil, reuniram-se dos dias 9 a 15 de janeiro em Manaus, em sua Assembleia Anual.
Segunda feira, dia 9 de janeiro passado, começou na Maromba, Casa de Retiros , na cidade de Manaus, capital do Amazonas, a Assembleia dos religiosos da Delegação do Brasil, da Província de São Nicolau de Tolentino, da Ordem dos Agostinianos Recoletos.

Procedentes de seis comunidades situadas nos Estados do Amazonas e Ceará, os dezenove participantes começaram seu encontro com uma Eucaristia presidida pelo bispo da Prelazia de Lábrea (Amazonas, Brasil), o agostiniano recoleto Santiago Sánchez.

Após o jantar, na primeira reunião, se entregaram as pastas com os materiais; organizou-se o horário e se estabeleceram os diversos serviços dentro da Assembleia. Esta apresentação esteve a cargo do delegado, José Garcia Corcuera.

Por sua vez o bispo Santiago Sánchez, dirigiu umas palavras da animo, e aproveitou para expor a situação da Prelazia, a partir da experiência dos primeiros meses como bispo. Os religiosos que trabalham na Prelazia (comunidades de Lábrea, Tapauá e Pauini) tiveram a oportunidade de demonstrar suas opiniões e propostas.

Os dias seguintes da Assembleia se destinaram à formação permanente, com a presença do bispo auxiliar de Manaus, José Albuquerque, quem centrou sua exposição nos dias 10 e 11, sobre Liturgia. Durante quatro sessões, duas de manhã e duas de tarde, houve a oportunidade de falar sobre Liturgia e Consagração, Liturgia e Pastoral, tanto ouvindo o palestrante como apresentando-lhe duvidas e planejamentos mais concretos.

Quinta feira foi dedicado ao Projeto de Vida e Missão da Ordem dos Agostinianos Recoletosaprovado no último Capítulo Geral. Na Assembleia ressoaram preocupações especiais, especialmente sobre a oração comum. Também neste dia, o delegado do Brasil transmitiu aos religiosos os temas tratados no encontro do prior provincial com seu conselho, o vigário e os delegados provinciais, que aconteceu em Madri no mês de novembro.

Na sexta feira dedicou - se à promoção vocacional e a formação inicial. Foram apresentados os postulantes que estudam filosofia no postulantado de Franca (São Paulo) e se tratou aspectos da pastoral vocacional e do Itinerário Formativo Agostiniano-Recoleto (IFAR). O encarregado da exposição foi Luis Diego Ramírez, promotor vocacional.

No final da manhã, os três jovens aos quais se dá seguimento vocacional em Manaus e que ingressarão este ano no postulantado de Franca, tiveram a oportunidade de apresentar-se, conhecer os religiosos e compartilhar algumas horas da Assembleia.

Dia 14 a Assembleia se centrou nos projetos socioevangelizadores da Província na Delegação do Brasil: os três Centro Esperança e o Lar Santa Monica.

Finalmente, esse mesmo dia, os religiosos puderam tratar de alguns aspectos da vida íntima das comunidades, apresentar sua situação particular, as necessidades mais urgente de cada uma delas…

Vale registrar o momento da comunidade que havia à noite, depois de jantar, num pátio e uma mesa improvisada, onde se revivia o encontro fraterno, de uma maneira mais informal: anedotas, risos, lembranças, jogos.

Todos os religiosos voltaram para seus diferentes e distantes lugares de missão, com a alegria de haver visto os irmãos e com a ilusão de encontrarem-se novamente nos exercícios espirituais, que ficaram programados para o mês de junho do presente ano.


E você, o que acha?

menu portada noticias reportajes agenda documentos nosotros material gráfico misiones escribenos intranet Entra y verás
Agostinianos Recoletos. Província de São Nicolau de Tolentino. Paseo de la Habana, 167. 28036 -Madrid, Espanha. Fone: 913 453 460. CIF: R-2800087-E. Inscrita no Registro de Entidades Religiosas do Ministério de Justiça, número 1398-a-SE/B. Política de privacidade.
Busca.