español português english email
Agustinos Recoletos
C/ Francisco Pacheco y Genaro Calderón, 315
Colonia Emiliano Zapata
Apartado Postal 564
31579 CIUDAD CUAUHTÉMOC (Chih,)
México
Tel: 00 52 625 581 46 24


Ver mapa más grande

Chihuahua [México]
Ciudad Cuauhtémoc, Paróquia San Martín de Porres
Diocese de Cuauhtémoc–Ciudad Madera. Propriedade da diocese. Ad nutum episcopi.
Aos 7 de janeiro de 1996 a Ordem encarregou-se da Paróquia de São Martín de Porres da Cidade Cuauhtémoc, erigida aos 6 de novembro de 1995, para atender a seus 45.000 habitantes, uns 40.000 católicos, com grande presença de crianças e jovens.

A condição econômica e cultural das pessoas varia, desde muito pobre a um nível muito alto, portanto, sumamente heterogêneo. Além do templo paroquial matriz, a paróquia conta com cinco igrejas que ficam dentro da cidade e outras quatro nos vilarejos de Santa Luzia, Barraganes e Ciénaga do Castelo. Há um comitê na colônia Magisterial para a construção de um novo templo. Na maior parte dos templos, realizou-se obras de remodelação no interior e nas fachadas.

À atenção diária da igreja paroquial acrescenta-se o atendimento semanal às capelas dos vilarejos, nas quais se celebra uma Eucaristia todo mês junto com os funerais, cerimônias e dias de solenidade. Os hospitais públicos da cidade que ficam no território paroquial, também são atendidos, igualmente a cadeia.

A presença massiva de crianças e jovens no município faz com que a pastoral catequética seja multitudinária, com grupos que contam-se por centenas. Existem umas cinquenta comunidades de evangelização, e se conta com grupos de Assembléia da Oração, Sócias do Santíssimo, Pastoral Familiar, Mães Sozinhas e apoio tanatológico.

As tarefas sociais realizam-se desde o Centro Comunitário São Francisco, constituído como Associação Civil. A pastoral vocacional organiza-se ativamente mediante convivências mensais. Além disso, conta com uma participação muito viva dos leigos, bem formados e estruturados, alguns dos quais prestam serviços inclusive em todo o território nacional.

Em novembro de 2010 adquiriu-se uma casa para que uma comunidade de religiosas atenda o Centro Comunitário, a formação dos leigos e a animação da catequese e da liturgia. Além disso, a paróquia conta com terrenos cedidos pela Prefeitura para a progressiva construção de templos e centros catequéticos do bairro.

A c idade de Cuauhtémoc está em permanente crescimento e abrem-se novos bairros com casas para centenas de pessoas, o que vai ser preciso ampliar os serviços pastorais. É a terceira cidade em número de habitantes do Estado de Chihuahua e está situada a uns 100 km. ao sudeste da capital. É considerada a porta de entrada para a região da Serra Tarahumara. O município é famoso pelas suas colônias de Menonitas e uma grande produção de maçã.

CIDADE CUAUHTÉMOC (CHIHUAHUA)
País
: México
Região: Chihuahua
Fundação: 1948
Área: 3.614,07 km2
População: 134.587 hab.
Densidade: 37,23 hab./Km2
PIB per capita (Estado de Chihuahua): 8.819 $USA
Coordenadas: 28º 24' 18'' Norte, 106º 52' 00'' Oeste
Altitude: 2.063 metros acima do nível do mar
Horário: UTC -7
Temperatura: -2-42 ºC
Regime pluviométrico anual: 499,3 mm
Distância até México DF (estrada): 1.537 km.
Brasão

menu portada noticias reportajes agenda documentos nosotros material gráfico misiones escribenos intranet Entra y verás
Agostinianos Recoletos. Província de São Nicolau de Tolentino. Paseo de la Habana, 167. 28036 -Madrid, Espanha. Fone: 913 453 460. CIF: R-2800087-E. Inscrita no Registro de Entidades Religiosas do Ministério de Justiça, número 1398-a-SE/B. Política de privacidade.
Busca.