español português english email
Agostinianos Recoletos
Pça. Raimundo Andrade, s/n
Bairro Centro
69480-000 TAPAUÁ (AM)
Brasil
Tel: [00 55] (97) 3391 1220
Fax: [00 55] (97) 3391 1313


Ver mapa más grande

Amazonas [Brasil]
Tapauá, Paróquia Santa Rita
Propriedade da Prelazia de Lábrea. Ad nutum episcopi.

A Paróquia de Santa Rita de Tapauá foi erigida a primeiro de maio de 1965; dez anos após a criação do município. Até aquele momento, essa parte de curso médio baixo da calha do Rio Purus, atendia-se desde a comunidade de Canutama. A Igreja Católica foi uma das últimas em manter uma atenção constante e fixa em Tapauá, onde, antes da chegada dos Agostinianos Recoletos, já morava, de forma permanente, um pastor.

Tapauá é o mais extenso dos quatro municípios enquadrados na Prelazia de Lábrea. Tem 95.394 km2 de extensão, quer dizer, uma área inclusive maior do que Portugal. Está a 30 metros sobre o nível do mar e tem uma distância em linha reta até Manaus de 450 quilômetros, que corresponde a 1.228 por via fluvial, único jeito de deslocamento em superfície. Tem uma população total de 19.077 habitantes (IBGE 2010) dos quais 10.618 moram na cidade e 8.459 são ribeirinhos, habitantes de algumas dos 60 conglomerados. Em 43 deles com a presença de comunidades eclesiais de base, católicas.

A chegada dos missionários não foi fácil. Nem toda a população os acolheu, pelo fato tradicional do anti-catolicismo, das seitas protestantes neo-pentecostais presentes no local. Quando chegaram, encontraram-se sem igreja, sem casa e sem nenhum tipo de organização.

Durante um ano os missionários acomodaram-se num quarto cedido pela Prefeitura. A primeira madeira que receberam para construir a casa deles usaram-na para a construção de uma escola, devido à situação de abandono que sofriam as crianças, adolescentes e jovens.

Depois de julho de 1966 estrearam uma casa própria, que no ano de 1995, foi completamente renovada. Também se construiu uma igreja que tem passado por várias etapas de ampliação, a última e mais importante, foi no ano de 1999.

Em Tapauá houve uma comunidade de irmãos Maristas desde 1974 até 1988, tempo em que dirigiram um colégio. Os agostinianos recoletos também têm lecionado durante anos, na escola estadual. Por outro lado, em 1993 estabeleceu-se uma comunidade de Missionárias Oblatas da Assunção, que continua até hoje e oferece apoio especialmente na catequese, pastoral indigenista, pastoral rural e pastoral da saúde.

O sistema pastoral baseia-se nas Comunidades Eclesiais de Base. Junto à matriz, na cidade existem outras quatro comunidades: Santo Agostinho (bairro do Açaí), São José (bairro Mutirão), São João Batista e Nossa Senhora de Aparecida (nos bairros com os mesmos nomes). Todas elas têm capelas amplas e sólidas, especialmente depois de um amplo programa de renovação desenvolvido na primeira década do século XXI. Tem outras 43 comunidades eclesiais de base espalhadas pelos rios Purus, Tapauá, Ipixuna e Itaparaná.

Entre os programas pastorais destacam-se, devido a importantes ajudas e recursos recebidos de dentro e de fora do país, a Pastoral da Criança, a Pastoral da Terra, a Pastoral Indigenista (no território de Tapauá ainda ficam povos indígenas nunca contatados e outros de muito recente e restringido contato), a Pastoral do Menor, com o Centro Esperança, e Pastoral da Comunicação com a Rádio Comunitária Educativa.

A maior parte dos habitantes são descendentes de antigos seringueiros vindos do nordeste do Brasil e existem povos indígenas (apurinã, paumari, banauá, deni e zuruahã), boa parte deles em territórios demarcados pela Lei Federal.

O compromisso dos leigos nas atividades pastorais é intensa: catequese, ministros da palavra e da comunhão, pastoral da criança, do batismo, familiar, Infância Missionária, dos jovens e pré-jovens, Apostolado da Oração, Legião de Maria, equipes de Novenas...

Na cidade de Tapauá tem nove igrejas evangélicas néo-pentecostais com quinze templos, e outras muitas nas comunidades ribeirinhas. Quase o 50% da população de Tapauá pertence a essas igrejas. As relações ecumênicas, porém, são praticamente impossíveis, pois o denominador comum de todas elas é um discurso muito proselitista, anti-católico e uma espiritualidade sentimental alheia ao compromisso social.

TAPAUÁ
País
: Brasil
Região: Norte
Estado: Amazonas
Fundação: 19 de dezembro de 1955
Área: 89.324,25 km2
População: 19.077 hab.
Densidade: 0,21 hab./Km2
PIB per capita (anual): 4.144,51 R$ (2.283,47 $USA)
Coordenadas: 5º 37' 40'' Sul, 63º 10’58'' Oeste
Altitude: 30 metros acima do nível do mar
Horário: UTC –4
Temperatura: 21-33 ºC
Regime pluviométrico anual: 1.594 mm
Distância até Manaus (por barco): 1.228 km.
Distância até Brasília (linha reta): 2.112 km.




menu portada noticias reportajes agenda documentos nosotros material gráfico misiones escribenos intranet Entra y verás
Agostinianos Recoletos. Província de São Nicolau de Tolentino. Paseo de la Habana, 167. 28036 -Madrid, Espanha. Fone: 913 453 460. CIF: R-2800087-E. Inscrita no Registro de Entidades Religiosas do Ministério de Justiça, número 1398-a-SE/B. Política de privacidade.
Busca.