español português english email
Agustinos Recoletos
C/ Asín y Palacios, 24
50009 ZARAGOZA
Tel: 976 563 017



Ver mapa más grande

Aragão [Espanha]
SARAGOÇA, Paróquia Santa Mônica
Diocese de Zaragoza. Propriedade da Ordem. Paróquia ad nutum Sanctæ Sedis. Erigida aos 11 de maio de 1908.
Aragão tem um lugar destacado na história da Ordem dos Agostinianos Recoletos, desde 1602, quando foi fundado o primeiro convento em Zaragoza, até os nossos dias. A única interrupção da presença de alguma comunidade recoleta foi de 1835, com a desamortização de Mendizábal, até finais de 1902, quando começaram a se encarregar do santuário da Virgem de Valentuñana em Sos del Rey Católico.

 Mas ao longo desses decênios não chegou a faltar algum tipo de presença da Ordem na região. Recoletos secularizados e impedidos por lei, de viver em comunidade, exerceram diversos serviços eclesiásticos nas regiões de Borja, Calatayud, vilas de Teruel, na cidade de Zaragoza e vilarejos como Ateca, Atea, Bubierca, Nuévalos, Ibdes, Calmarza, Lucena de Jalón, Alloza, Rubielos de Mora, Roda o Benabarre.

Durante os séculos XVII, XVIII e XIX os religiosos aragoneses, enquadrados na Província de Nossa Senhora do Pilar, constituíam mais da quarta parte da congregação. Aragoneses foram os quatro comissários gerais que, por nomeação pontifícia, dirigiram os destinos da Ordem entre 1854 e 1908; aragoneses foram vários os provinciais da Província de São Nicolau de Tolentino durante o século XIX; aragoneses foram alguns de seus professores mais notáveis; e aragoneses foram os que dirigiram a expansão da Ordem por Panamá, Venezuela e Brasil depois da revolução filipina de 1898.

Depois de não poucas dificuldades, aos três de abril de 1908 a Ordem voltou a se instalar em Zaragoza, numa casa da Rua Maior. Além de ser a residência do vigário provincial da Espanha, a comunidade atendia uma pequena igreja e várias capelanias. Aos 28 de novembro de 1940 a comunidade trasladou-se par os arredores da cidade, numa pequena casa da Avenida de Valência. De 1946 até 1955 foi sede da cúria provincial e acolheu vários religiosos universitários. No final        da década de 60, a região sofreu uma radical transformação urbanística. A província adquiriu dois terrenos, um para ser destinado à paróquia e outro para um colégio.

A paróquia, dedicada a Santa Mônica, foi erigida aos 25 de janeiro de 1972. Imediatamente começou a construção da igreja, que aos 19 de março de 1973 já foi aberta ao público. A bênção solene teve lugar aos 16 de junho de 1973, e no dia 29 de dezembro foi inaugurada a cripta. O templo atraiu a atenção e transformou-se numa das igrejas preferidas para cerimônias de casamento.

A residência da comunidade foi finalizada em novembro de 1972. Em 1995 fizeram-se algumas reformas e adequaram-se suas instalações para servir de casa de formação de postulantes, função que manteve durante poucos anos. Também um dos membros da comunidade era o capelão do Hospital Universitário Miguel Servet.

A paróquia tem uma circunscrição territorial relativamente pequena, com pouco menos de 6.000 habitantes de nível social médio e médio-alto. Junto com o trabalho paroquial habitual, os grupos pastorais mais destacados são as comunidades catecumenais, carismáticos, Legião de Maria, Vida Ascendente, Mães Cristãs de Santa Mônica, Equipe de Animação Vocacional, Cáritas e pastoral social e grupos de apoio às Missões.

O grupo de oração Taizé de Zaragoza reúne-se na paróquia semanalmente, e também se oferece assistência ao Grupo Scout Impeesa, Pastoral Penitenciária e Cursos de Bíblia com novas tecnologias.

SARAGOÇA
País
: Espanha
Região: Aragão
Província: Zaragoza
Fundação: 24 a.C.
Área: 973,78 km2
População: 674.725 hab.
Densidade: 692,89 hab./Km2
PIB per capita (Espanha): 30.622 $ USA
Coordenadas: 41º 38’60'' Norte, 0º 52' 60'' Oeste
Altitude: 208 metros acima do nível do mar
Horário: UTC + 1
Temperatura: 2-31 ºC
Regime pluviométrico anual: 318 mm
Distância até Madri: 325 km.

Bandeira


Brasão


menu portada noticias reportajes agenda documentos nosotros material gráfico misiones escribenos intranet Entra y verás
Agostinianos Recoletos. Província de São Nicolau de Tolentino. Paseo de la Habana, 167. 28036 -Madrid, Espanha. Fone: 913 453 460. CIF: R-2800087-E. Inscrita no Registro de Entidades Religiosas do Ministério de Justiça, número 1398-a-SE/B. Política de privacidade.
Busca.