español português english email
Colegio San Agustín
Avenida de Madrid, 38, bajo
47008 VALLADOLID
Colegio San Agustín
Tel: 983 473 408
Fax: 983 457 292


Ver mapa más grande

Castilha e Leão [Espanha]
VALLADOLID, Colégio Santo Agostinho
Diocese de Valladolid. Propriedade da Ordem. Erigido em 2 de setembro de 1961.
O atual Colégio Santo Agostinho de Valladolid, capital da região de Castela e Leão, abriu suas portas dia primeiro de outubro de 1961, com o nome de Seminário Nossa Senhora da Consolação, após a determinação do Conselho Provincial de abrir um grande centro de acolhida para as vocações das regiões centro, norte e noroeste da Espanha.

Os primeiros 120 seminaristas, procedentes do Seminário São José de Lodosa (Navarra, Espanha), começaram o curso 1961-1962, estando o novo seminário sem concluir, com as instalações em condições precárias. Terminadas as obras, a inauguração oficial, foi no dia 2 de junho de 1963.

O prédio tem um corpo principal de quatro andares e porão, com 150 metros de comprimento por 18 de largura, mais cinco pavilhões acrescentados a ele. No pavilhão sul ficou a residência da comunidade religiosa e no norte uma grande igreja, com capacidade para 800 pessoas, e embaixo do templo um teatro. O corpo principal estava destinado à residência dos seminaristas. Os outros três pavilhões, designados originalmente para as salas de aula, saem da parte posterior e prolongam-se até as amplas instalações de esporte, como campos de futebol, pistas e um paredão.

Durante quatro anos funcionou exclusivamente como seminário. Nos anos 1964-1965 abrigava 359 seminaristas, longe ainda dos 600 para os quais estava projetado. A ampla tarefa de promoção vocacional pelos colégios e escolas de Castela e Leão, Cantábria e Astúrias não alcançou as expetativas originais.

Devido a isso, desde os anos 1966-1967 a Província de São Nicolau de Tolentino muda de estratégia e começa a admitir alunos externos, 45 no total. Desde então, começa a se denominar Colégio Santo Agostinho, pois na cidade existia outro Colégio Nossa Senhora da Consolação. O uso como seminário vai progressivamente diminuindo, assim como os espaços dedicados para esse fim.

No ano de 1968 o número de alunos externos supera, pela primeira vez, o número dos seminaristas: 375 frente aos 330. Dez anos depois os seminaristas são somente 6,5% dos alunos matriculados: 141 frente aos 2.164 alunos externos. O corpo central do prédio muda sua configuração, para se tornar salas de aula, e o seminário vai ocupar somente o último andar, até que no ano 1992 é fechado.

De janeiro de 1982 até outubro de 1984, junto com seminaristas de educação geral básica, acolheu os seminaristas do segundo grau, procedentes de toda Espanha, uma vez que foi fechado o colégio de Fuenterrabia (Guipúzcoa).

As crescentes exigências da sociedade e do ordenamento jurídico educativo, em constante mudança, têm feito do Colégio Santo Agostinho um ser vivo em contínua adaptação, tanto de estruturas materiais como dos planos e projetos pedagógicos.

No ano 1984 passou a ser colégio misto (tanto para homens como para mulheres), e no curso seguinte introduziu-se o Curso de Orientação Universitária (COU). O Colégio chegou a ter um teto de 2.500 alunos. As políticas educativas e a variação do número máximo de alunos por sala de aula, o colégio mantém nos últimos anos, em torno de 1.700 alunos de ambos os sexos, divididos em cinco categorias: infantil, primário, secundário e segundo grau.

O professorado que no início, era composto em maior número por religiosos agostinianos recoletos, também sofreu uma variação permanente, crescendo o número de professores leigos e diminuindo o de religiosos. Desde o ano 2009 tem um diretor geral leigo e um diretor titular religioso.

As transformações materiais tem sido constantes. No ano 1997 construiu-se uma ampla quadra de esportes; em 2006 remodelaram-se corredores e escadas; em 2008 construiu-se um grande estacionamento; em 2010 a Escola Infantil, com capacidade para 107 crianças de zero até três anos; em 2012 remodelou-se a igreja e adaptaram-se as instalações para pessoas com mobilidade reduzida. As salas e os programas pedagógicos estão adaptados às novas tecnologias da Sociedade da Informação.

Durante toda sua existência, o Colégio tem mantido múltiplas atividades extracurriculares no ensino de idiomas, clube esportivo, grupo escoteiro, música, antigos alunos, voluntariado, formação na solidariedade e projetos sociais de desenvolvimento, com especial vínculo aos Centros Esperança dos Agostinianos Recoletos no Amazonas (Brasil), e à missão dos Agostinianos Recoletos na Serra Leoa (África).

No ano de 2011 foram inauguradas as instalações da Residência Santo Ezequiel Moreno, inserida dentro do pavilhão da comunidade, e dedicada à atenção especializada e profissional aos religiosos agostinianos recoletos em situação de dependência.

No ano 2012 foi inaugurada a sede da Delegação, em Castela e Leão, da ONGd agostiniano-recoleta Haren Alde dentro das instalações do Colégio Santo Agostinho.

Junto aos religiosos agostinianos recoletos da Província de São Nicolau de Tolentino, tem trabalhado no âmbito educativo e na atenção à comunidade, as Missionárias Agostinianas Recoletas (1962-1993) e as Augustinian Recollect Sisters de Filipinas (desde 1993).

No campo da pastoral ministerial, os religiosos agostinianos recoletos tem colaborado com muita frequência com a Diocese, através de ajudas esporádicas às paróquias rurais. Atualmente desde a comunidade, atende-se diretamente as paróquias de Alcazarén e Hornillos (Valladolid) assim como as capelanias dos Irmãos Maristas e da Sagrada Família.

Página Web do Colégio Santo Agostinho de Valladolid.

VALLADOLID
País
: Espanha
Região: Castela e Leão
Província: Valladolid
Fundação: 1072
Área: 197,91 km2
População: 313.437 hab.
Densidade: 1.583,74 hab./Km2
PIB per capita (Espanha): 30.622 $ USA
Coordenadas: 41º 49' 07'' Norte, 04º 43' 42'' Oeste
Altitude: 698 metros acima do nível do mar
Horário: UTC + 1
Temperatura: 0-30 ºC
Regime pluviométrico anual: 435 mm
Distância até Madri: 189 km.

Bandeira


Brasão


menu portada noticias reportajes agenda documentos nosotros material gráfico misiones escribenos intranet Entra y verás
Agostinianos Recoletos. Província de São Nicolau de Tolentino. Paseo de la Habana, 167. 28036 -Madrid, Espanha. Fone: 913 453 460. CIF: R-2800087-E. Inscrita no Registro de Entidades Religiosas do Ministério de Justiça, número 1398-a-SE/B. Política de privacidade.
Busca.